ZERO Zero Sete!

Sean Connery, o mais charmoso

O ESPIÃO mais famoso da história estreou nos cinemas em 1962, em uma adaptação do personagem criado originalmente pelo escritor Ian Fleming. Charmoso, inteligente, corajoso e conquistador, James Bond se tornou um clássico do cinema de ação, e foi interpretado pela primeira vez pelo ator escocês Sean Connery.

Daniel Craig, o atual

O papel do agente secreto de Sua Majestade foi remodelado diversas vezes em sintonia com os atores subsequentes, ganhando mais humor, com o ator britânico Roger Moore, mais elegância com Timothy Dalton (o mais fraco), e mais seriedade com o atual e ótimo 007, Daniel Craig.

 

As temáticas dos filmes também mudaram muito nestes cinquenta anos de James Bond. Enquanto grande parte dos filmes do começo da franquia estavam focados na tensão política entre EUA e União Soviética, em consonância com o contexto da Guerra Fria, a nova encarnação do espião reflete os problemas atuais do cenário político internacional, como o terrorismo e a manipulação econômica.

 

Pouco se fala de George Lazenby, único que não era inglês (australiano) e que fez o único “A Serviço Secreto de Sua Majestade”, em 1969.

Os James Bond originais do Ian Fleming

Além da comemoração dos 50 anos da franquia, 2012 traz mais um capítulo importante na história do espião: a estreia de Skyfall, 23º filme da série e o terceiro com Daniel Craig. O longa é o primeiro dirigido por Sam Mendes, que ficou conhecido por projetos como Beleza Americana e Apenas Um Sonho. 

 

O filme testa a lealdade de James Bond a sua chefe, M (interpretada por Judi Dench), quando questões polêmicas de seu passado voltam para assombrá-la. O vilão do filme será interpretado pelo espanhol Javier Bardem Skyfall traz também Ralph Fienner, Bem Wishaw, Albert Finney, a bond girl Berenice Marlohe e Ola Rapace.

Ian Lancaster Fleming

Ian Lancaster Fleming nasceu em Londres em 28 de maio de 1908 e morreu em Canterbury, em 12 de agosto de 1964. Foi um oficial da Inteligência Naval, jornalista e escritor britânico, mais conhecido por seus romances de espionagem da série James Bond. Fleming nasceu em uma família rica conectada com o banco mercante Robert Fleming & Co.; seu pai era um membro do parlamento de Henley de 1910 até sua morte em 1917 na Primeira Grande Guerra. Bem educado, Fleming teve vários empregos antes de começar a escrever.

(CinemascopeBlog, de João de Deus Netto)