FUNÇÕES gratificantes!

DURANTE minha carreira na Força Aérea Brasileira conquistei algumas vitórias.

Não, não vou aqui aludi a comendas, elogios e tapinhas nas costas. As vitórias maiúsculas que conquistei foram as realizações gratificantes quando, no exercício de minhas funções, conseguia ajudar as pessoas que procuravam nossos serviços e assessoramento.

Nutria um carinho todo especial pelos meus auxiliares, desde a época em que era sargento novinho.

Graduei-me sargento especialista com apenas dezoito anos. Logo que cheguei a Anápolis, tive a honra de assumir o cargo de chefe da Seção de Alterações (chefe era apenas uma denominação pomposa, na realidade). Lá de imediato, ficaram sob minha supervisão um cabo, quatro S1 e outros tantos S2. Era um matraquear infernal de máquinas de escrever.

Desde então foi assim, com raras exceções. Tratava a todos com urbanidade e em troca obtinha deles a colaboração espontânea e efetiva, com o respeito que não era o imposto pelas frias letras do regulamento disciplinar. O respeito era recíproco, como deve ser na vida.

Ainda como sargento, como prêmio pelos bons serviços prestados, contemplava a quem fizesse por merecer com alguns dias a mais nas férias, conforme na minha escala de valores considerasse merecedor de recompensa. Fazia isso por minha conta sem que os chefes e comandante interferissem ou mesmo disso tivessem conhecimento. Se alguma coisa desse errado, era a minha cabeça que estava ali sob a espada.

Mantive a mesma conduta como oficial na Base Aérea de Belém. Infelizmente, pelo pouco tempo em que lá passei e por outras razões alheias à minha vontade, não pude proceder da mesma forma no 2º Cindacta (Curitiba, PR).

SOUTO sargento

Segundo-sargento Souto e sua filha (fonte: Facebook)

 

Despachava alguns documentos nessa tarde, já passados alguns minutos do final do expediente, quando chegou à bandeja de entrada uma mensagem-rádio. Trabalhava nessa época como interino no cargo de comandante do EP (Recursos Humanos, na terminologia atual) e o documento referia-se ao cabo Marcelo Souto. O Cb Souto havia sido meu auxiliar no período em que passei no Controle Interno da OM, comportando-se como elemento trabalhador, daqueles que raramente saia depois da formatura de verificação de presença da tarde, qualidade que sempre apreciei, além de, é óbvio, outras virtudes apresentadas no período em que esteve sob a minha chefia.

Peguei o telefone e, falando em tom grave, o chamei imediatamente à sala que eu ocupava então. Veio correndo, preocupado com o que seria. Não pedi que se sentasse na cadeira. “Leia esse documento, cabo”, tratei-o com formalidade militar. Souto leu o radiograma e então, quase às lágrimas, não conseguia falar de tanto embaraço emocional.

Tratava o documento de sua convocação para o curso de sargento especialista. A mensagem dava-lhe as instruções e o prazo para se apresentar na Escola de Especialistas de Aeronáutica, em Guaratinguetá, São Paulo.

E eis que o tempo passa e, a meu exemplo, também ele encaminha uma de suas filhas para a mesma carreira.

Passaram-se os dias, meses e anos, e o atual sargento Souto não esqueceu do episódio. E isso para mim é deveras gratificante. Parabéns, segundo-sargento Marcelo Souto do Amaral.

Vitória! Vitórias!!

L.s.N.S.J.C.! 

2 comentários sobre “FUNÇÕES gratificantes!

  1. Muito obrigado comandante!
    É muito gratificante esse reconhecimento por minha pessoa.
    Deus sabe a sorte que tenho por ter filhas tão maravilhosas.
    Esse sorriso na foto ragistra a alegria de um amigo e o orgulho de um pai.
    Muito obrigado!
    Comandante Valentim.
    Brasil!

    Curtir

  2. Uma das grandes alegrias, caro Souto, que tive na FAB consistia na vitória de meus comandados. Para isso eu me empenhava incentivando meus auxiliares. Deus continue te abençoando, igualmente a sua filha que segue a carreira do pai.

    Curtir

DEIXE um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s