ROCILDO Oliveira!

Socó, o elegante zagueiro azulino das décadas de 1950 e 1960

Fonte: arquivos de Rocildo Oliveira

COMO de costume, os grandes craques surgiam no subúrbio se destacavam nas equipes menores quando da disputa do campeonato paraense de futebol. Combatentes, Júlio César, Paulista, União Esportiva nunca eram páreo para os grandes clubes, mas eram a grande vitrine, mostrando para o público esportivo belenense as suas grandes jóias. Foi assim com Marituba, Raimundinho, Sessenta, Marido, China, e não poderia ser diferente com ele, o clássico centro médio Hamilton Blanco Fernandes.

Pelo nome poucos conheceram Hamilton Blanco. Ganhou fama e conquistou milhares de admiradores com o meigo apelido de Socó. Socó, um pássaro, e ele realmente parecia voar. Socó saltava, voava, flutuava, dominava no peito o cobiçado balão de couro, aliviava o perigo, e, como a desfilar, sai da grande área para alegria do hipnotizado torcedor Remista, que por doze longos anos teve a felicidade de acompanhar esse verdadeiro maestro da defensiva azulina.

O grande defensor fez a sua primeira partida com a gloriosa camisa azul na tarde do dia 13 de maio de 1956, no estádio da curuzu num amistoso contra o rival bicolor, que terminou empatado em 1 a 1. Socó, apesar de não ser considerado um zagueiro artilheiro, balançou as redes adversárias por nove vezes ao longo de toda a sua vida esportiva, defendendo as cores do Clube do Remo. Os gols mais importantes foram marcados na decisão do campeonato paraense de 1960. Socó marcou por duas vezes no empate de 3 a 3 contra o Paysandu , mas não conseguiu com o empate o título de campeão, que ficou de posse do grande rival listrado.

Fonte: arquivos de Rocildo Oliveira

Além de alguns torneios, o eterno craque conquistou ainda os títulos paraenses de 1960, 1964 e 1968. Socó, que encerrou a sua brilhante carreira no ano de 1968, após ser ferrado por uma arraia em uma praia do Mosqueiro, defendeu também a Seleção Paraense, sendo escolhido em 2000 pela crônica esportiva local para fazer parte da seleção paraense do século XX.

Faleceu em 1 de abril de 2015.

***

SÃO as homenagens a Hamilton Blanco Fernandes, o popular Socó, do grande cronista azulino Rocildo de Oliveira, que postou esta crônica no Facebook, e com esta postagem faz a sua estreia no BLOGUE do Valentim, que costuma divulgar belos textos como este. Da minha parte, só lamento que não existem mais jogadores assim, que vestem a camisa de um mesmo clube de futebol por tanto tempo, criando uma verdadeira identificação com suas cores e com seu torcedor.

Até os anos 70, ainda era comum ver jogadores e craques como Zico, Roberto Dinamite, além do imortal e inigualável Pelé, que desfilaram com a camisa de Flamengo, Vasco e Santos por muitos anos. Nas equipes tradicionais do Pará, como é o caso de Remo e Paysandu, era fato corriqueiro e normal jogadores que, além de grandes craques de bola, também davam sangue pelas suas cores e isso por durante diversas temporadas.

Hoje, mal um garoto começa a se destacar e logo vem um agente que, de posse de um instrumento de procuração, o leva para outro clube, deixando suas origens futebolísticas. Pior ainda para equipes tradicionais e populares, porém sem muita infraestrutura, como é o caso do nosso amado Clube do Remo. Quanto aos veteranos, mal conseguem jogar por uma temporada apenas.

L.s.N.S.J.C.!

2 comentários sobre “ROCILDO Oliveira!

  1. Obrigado, amigo Moita. Rocildo Oliveira é um grande torcedor do Remo, que acompanha o futebol azulino desde o final dos anos 60, quando ainda era um garoto de 8 anos. Ia ao campo em companhia de seu pai e apreciou o futebol de grandes futebolistas da época. Cultiva o hábito de colecionar recortes de jornais que estampam os grandes feitos do Clube do Remo desde então. Torna-se assim uma testemunha ocular dos fatos, sendo consultado por jornalistas e historiadores quanto a episódios memoráveis.

    Curtir

DEIXE um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s