Categorias
Uncategorized

UFA!

OS VIZINHOS são os amigos mais próximos. Bernardete havia jogado na churrasqueira alguns pedaços de madeira para queimar e assim nós assarmos uma carne. Com tempo seco e vento, as tímidas chamas não tardaram a se formar numa grande labareda. Tudo estava tranquilo quando, passados alguns minutos, nosso vizinho, cuja casa fica mais embaixo, a uns trinta metros de distância da nossa, alarmado, dá um grito:

O dano material foi mínimo

“O beiral está pegando fogo!”

Entre surpreso e assustado com a informação, corri ao quintal e olhei para cima. O fogo já queimava o beiral, rente à chaminé da churrasqueira, que é de PVC, um material é altamente inflamável. Nesse instante, dei um grito à patroa, que imediatamente foi ao telefone para acionar os bombeiros.

Ao mesmo tempo, peguei uma mangueira d’água e apaguei o foco de origem, que era o material existente na churrasqueira. Sem saber em quanto tempo viriam os nossos heróis, e temendo que até lá o fogo já estivesse descontrolado, corri para cima com outra mangueira para, em vão, tentar apagar o fogo. Não adiantava, pois a água não tinha força suficiente para chegar até onde o fogo já ameaçava se alastrar.

Outra providência imediata por parte da patroa foi desligar a energia elétrica. Essas ações básicas foram possíveis porque, cerca de dois meses antes, ela e outras professoras haviam sido treinadas para essa emergência. Foi uma iniciativa salutar da parte da corporação de bombeiros da cidade, em convênio com a prefeitura municipal, a fim de remediar focos de incêndio nas instalações escolares. Toda a instrução dos bombeiros ainda estava fresca na cabeça da Bernardete, portanto. Santa instrução!

Logo eles chegaram e se puseram em ação, tomando todas as providências que uma emergência desse porte requer.

Agradecemos a Deus pelo nosso vizinho e por esses heróis, caros amigos soldados Gisele e Aparecido.

Ufa! Só um susto.

L.s.N.S.J.C.!

Por Valentim

Azulino (torcedor do Clube do Remo, Belém). Paraense radicado no Paraná; construtor de pontes e demolidor de muros! Passeia também pelo YouTube, no canal BLOGUEdoValentim! L.s.N.S.J.C.!

DEIXE um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s