Categorias
Uncategorized

O FANTÁSTICO mundo de Chico Buarque!

O meu pai era paulista / Meu avô, pernambucano / O meu bisavô, mineiro / Meu tataravô, baiano… 

Imagem: Google

CHICO Buarque, com suas letras e melodias, por sua arte lírica, poética e musical, em seus singulares e belos versos, aborda a diversa realidade social de nossa gente, ocupando-se em nos apresentar o homem e a mulher em suas múltiplas facetas.

Na vastidão do riquíssimo cancioneiro nacional, difícil encontrar músico e poeta assemelhados a Francisco Buarque de Hollanda, que canta como ninguém a vida do trabalhador comum e do malandro. Quase nada escapa da visão crítico-social do artista: da mesma forma que Chico é capaz de denunciar a realidade do menino de morro em situação de risco social, igualmente possui a capacidade de cantar as ilusões e os sonhos juvenis da moça da janela.

Imagem: Google

Como poucos, o eclético Chico Buarque diverte o fã da boa música e da bela poesia, retratando uma infinidade de temas universais, por nós vividos ou imaginados, percorrendo as principais escolas literárias, transitando do Romantismo ao Realismo, passando pelo Naturalismo.

O talentoso e invulgar músico, exímio observador da natureza humana e possuidor de incontáveis recursos musicais, usa e abusa de todas as formas e ritmos, com estilos musicais tão diversos como os brasileiríssimos samba, baião e marchinhas de carnaval, passando por menos populares como o tango, o rock e o norte-americano Charleston, além de ter habilmente navegado pelos temas de além-mar. A toda essa diversidade de ritmos e de estilos, o compositor mescla variadíssimos recursos estilísticos em que aproveita gêneros textuais e literários, quando brinca com sílabas, palavras e frases, usando de tons e rimas invulgares e ricas, em que alterna magistralmente aliterações, assonâncias, antíteses, ironias e paradoxos, entre outras tantas figuras de linguagem.

Texto completo no YouTube, canal BLOGUEdoValentim!, a seguir:

Por BLOGUEdoValentim!

L.s.N.S.J.C.!

Por Valentim

Azulino (torcedor do Clube do Remo, Belém). Paraense radicado no Paraná; construtor de pontes e demolidor de muros! Passeia também pelo YouTube, no canal BLOGUEdoValentim! L.s.N.S.J.C.!

2 respostas em “O FANTÁSTICO mundo de Chico Buarque!”

Bondade sua, professora. Mas que bom que a senhora gostou.
Depois de fazer alguma pesquisa, procuro fazer a crítica ao trabalho do autor, buscando explicitar o que não está escrito.

Curtir

DEIXE um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s