Categorias
Uncategorized

CAPITÃO da Aeronáutica lança livro sobre a Força Aérea Brasileira!

O AUTOR Antonio Valentim, capitão da Aeronáutica com 30 anos de experiência militar, lança o livro “O País dos Militares e dos Bacharéis”, no qual aborda as ações políticas da FAB, Força Aérea Brasileira, na década de 50. Inserindo na obra toda a sua vivência como militar, o autor reflete também sobre as questões históricas e sociológicas no ramo, como o racismo, a divisão de classes e as hierarquias, pontos muito presentes entre os militares.

Em entrevista ao Blog Autografia, Antonio conta mais sobre sua trajetória pessoal e profissional: “De família pobre, em 1977 tive a rara oportunidade de ingressar na Força Aérea Brasileira, Escola de Especialistas. Foi com base nessa experiência que resolvi escrever. Sendo autodidata, somente agora, já na terceira idade, tive contato com o meio acadêmico – faço atualmente o Curso de Letras pela Universidade Paranaense, a concluir neste ano. Passei por três casamentos, dois divórcios, resultando na numerosa prole de sete filhos (seis filhas, um filho). Sendo escrevente de quartel, a ideia de escrever era um sonho antigo, porém, devido às tribulações da vida, somente agora reuni as condições para tal”.

A inspiração para o autor produzir a obra surgiu através da Aeronáutica, mas também de uma história contada por seu pai, Manuel Valentim Moreira: “Ele contou-me sobre o brigadeiro Velloso, oficial-aviador que se envolveu em política partidária e acabou falecendo em decorrência de um ferimento recebido. Isto chamou-me a atenção para os aspectos políticos nos quais os militares costumavam se envolver amiúde, mormente numa determinada época de nossa história. Com isso, aprofundei-me nas pesquisas, resultando desse trabalho este livro. Também me inspirei num ex-colega de farda, o amigo José Augusto Moita, que escreveu o livro ‘Canudos ou Belo Monte: um outro olhar’. A produção da minha obra começou com o ‘BLOGUE do Valentim’. As ideias foram fluindo naturalmente à medida que eu mergulhava nas fontes (foram mais de sessenta obras consultadas). Ao final, pedi ao professor Cássio de Andrade, meu conterrâneo, que prefaciasse o livro”, relata ele.

Para Antonio, publicar o livro é realizar um sonho de décadas, o que traz uma sensação indescritível a um autor iniciante como ele: “As expectativas daqui pra frente são naturalmente em relação à receptividade que terá a obra dentre o público leitor brasileiro. Sabemos pela experiência que não é fácil a vida de escritor num país onde a maioria da população padece de toda a sorte de dificuldades, em que é minguada a parcela de leitores. Mesmo assim buscaremos o êxito nessa empreitada tão singular. Deixo um recado: ainda que estejamos em pleno século da tecnologia digital, procurem valorizar o livro impresso – ou mesmo na forma de e-book – e os nossos autores, principalmente os brasileiros. E não deixem de acreditar nos seus sonhos, que um dia concretizar-se-ão”. O livro “O País dos Militares e dos Bacharéis” está à venda em nossa loja online, adquira o seu exemplar clicando aqui!

Você encontra o livro em:

  1. loja on line da editora: https://www.autografia.com.br/produto/o-pais-dos-militares-e-dos-bachareis/
  2. em Belém – PA: Confraria do Livro – av. Cipriano Santos, 211 – São Braz.
  3. em Dois Vizinhos – PR: Papelaria Copo-de-Leite
  4. Com o autor: PiX: 23409240144

(Blog Autografia)

L.s.N.S.J.C.!

Por Valentim

Escritor paraense radicado no Paraná, Antonio Valentim é autor do livro "O País dos Militares e dos Bacharéis", ainda no prelo.
Passeia também pelo canal BLOGUEdoValentim!, do YouTube,
L.s.N.S.J.C.!

DEIXE um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s